A carregar Eventos

« All Eventos

  • Este evento já decorreu.
Nov 16

Workshop Maneio Alimentar De Colónias De Abelhas

Novembro 16

No dia 16.11.2024 realiza-se o XXIII FÓRUM NACIONAL DE APICULTURA em Santo Tirso na Fabrica de Santo Thyrso. Aproveite esta oportunidade para aprender com outros apicultores e melhorar as suas práticas apícolas.

XXIII FÓRUM NACIONAL DE APICULTURA – SANTO TIRSO – 15 A 17 DE NOVEMBRO DE 2024

A edição XXII do Fórum Nacional de Apicultura e a XXI Feira Nacional do Mel realizaram-se de 15 a 17 de Novembro em Santo Tirso. A Fabrica de Santo Thyrso é um equipamento moderno e uma nova centralidade da cidade de Santo Tirso. Dispõe de todas as condições para a realização de ambos os eventos. Este evento é promovido pela FNAP, Associação de Apicultores do Norte de Portugal e a Câmara Municipal de Santo Tirso.

PROGRAMA “É A APICULTURA PORTUGUESA SUSTENTÁVEL?”

A Apicultura atravessa momentos de mudança em Portugal, na Europa e no Mundo. São vários os fatores que contribuem para essa mudança, mas todos eles podem contribuir para que a atividade apícola em Portugal possa deixar de ser sustentável do ponto de vista económico, ambiental e social. Alterações climáticas e espécies invasoras. Escândalos no mercado do mel. Intensificação agrícola e novas culturas. São vários os desafios que se colocam ao setor apícola em Portugal, pelo que procuraremos ao longo do Fórum encontrar respostas, identificar caminhos e encarar oportunidades.

10h00 – VESPA VELUTINA

Mais de 10 após a chegada da Vespa velutina a Portugal, precisamente através da região Norte litoral, os apicultores portugueses continuam a lutar contra este predador de forma desigual. Armadilhas, sim ou não e quando? As harpas funcionam, e que investimento é necessário fazer? O investimento público feito na destruição de ninhos ajudou o setor apícola? E que estratégias foram adotadas por outros países para ajudar os apicultores a combater a Vespa velutina? O que falta ainda fazer? Que caminhos devemos percorrer?

  • Balanço do trabalho desenvolvido pela Comissão de Acompanhamento da Vespa velutina – Ana Paula Garcia (DGAV)
  • A situação na Galiza – Esther Ordóñez (Agrupación Apícola de Galicia)
  • Avaliação da eficácia de pesticidas na mortalidade de adultos e larvas de Vespa velutina nigrithorax – Soraia Santos (Universidade de Coimbra)

Comentadores: Bruno Moreira [AANP]

  Alberto Dias [APIMIL]

  Alfredo Marques [APICAVE]

  Júlio Braga [Proteção Civil CMST

11h30 – APOIOS FINANCEIROS DA APICULTURA

A seca de 2023 provocou uma quebra histórica na produtividade da apicultura portuguesa. O presente ano ficou marcado por incêndios devastadores que destruíram pastagens, colmeias e infraestruturas de apoio à atividade. Por outro lado, o ano de 2024 começou com o pagamento do Apoio Financeiro à Seca, e ficará na memória dos apicultores como o ano em que finalmente a apicultura foi contemplada com apoios agroambientais que funcionam e que chegam aos produtores. Ainda assim, a atividade apícola enfrenta desafios importantes, pelo que importa discutir de que forma as ferramentas de apoio podem contribuir para os ultrapassar: que modelos alternativos existem para a intervenção setorial apícola? O que é prioritário para os apicultores?

  • Intervenção C.1.1.6 – Apoio à apicultura para a biodiversidade: balança da campanha – Ivânia Ramos (AG PEPACC)
  • O Programa Nacional de Apoio ao Setor da Apicultura em Espanha – Ramon Rodriguez (EUROMIEL)

Comentadores: Bruno Anselmo (BA Apicultor)

  Ana Paula Sançana (LOUSÃMEL)

  Fernando Duarte (AA Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina)

15h00 – SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA DA APICULTURA EM PORTUGAL – EXPERIÊNCIAS

A Apicultura é mais do que produzir mel. Os produtos da colmeia são variados e a sua utilização também: pólen apícola, apitoxina, cera, geleia real, própolis… Todos os apicultores o sabem. Mas é possível obter rendimento diversificando a produção? O que foi preciso mudar e que investimento é preciso para ser competitivo na “outra” apicultura? Não perca o testemunho de quatro apicultores portugueses que optaram por outros caminhos, e saiba mais acerca de como diversificar o rendimento da atividade apícola.

  • O Apiturismo como produto da apicultura – Pedro Fernandes (ENCOSTAS DO CÔA)
  • Produção de Rainhas – André Silva [APICERCAS]
  • A produção de Pólen Apícola – Aurélio Cavaco [DNAS Apicultura]
  • O serviço de Polinização – Pedro Acabado [P.A. Bees & Blooms]

Debate com moderação de Bruno Moreira [AANP]

16h30 – MERCADO DO MEL

O mercado europeu do mel está em crise há vários anos, mas a situação económica com que os apicultores hoje se deparam atingiu o ponto crítico. Uma combinação de fatores ameaça o futuro da apicultura: o aumento das importações de mel a muito baixo preço, a presença de mel adulterado (segundo a Comissão Europeia, 46% do mercado consiste em produto fraudulento), o impacto negativo das alterações climáticas na produtividade da apicultura do Sul da Europa e a presença de espécies invasoras predadoras. O que está a fazer a União Europeia? O que podem os apicultores fazer? Qual o caminho que deve seguir a apicultura em Portugal? Granel ou mel embalado? Devemos produzir mel monofloral ou multifloral? Mel com DOP e Modo de Produção Biológico? Juntámos apicultores, empresários do setor do mel, técnicos e investigadores na procura de respostas.

  • Desafios de qualidade para o Mel – Miguel Vilas Boas [IPB]
  • O Mercado Mundial de Mel – João Casaca [FNAP]

Comentadores: Nuno Correia [EIRA DO PRADO, Lda | A Colmeia]

  Miguel Pereira (URZEMEL)

  Miguel Maia (APISMAIA)

  José Figueira [MONTIMEL]

18h30 – SESSÃO DE ENCERRAMENTO

20h30 – JANTAR CONVÍVIO

Detalhes

Data:
Novembro 16
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
,

Local

Fabrica de Santo Thyrso
Avenida da Fábrica de Santo Tirso 88
Santo Tirso, 4780-257 Portugal
+ Mapa do Google
Phone
252 809 120
View Local Website

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *