No dia 16.11.2024 realiza-se o workshop técnico SANIDADE APÍCOLA: UM OLHAR PARA OS PRODUTOS ORGÂNICOS em Santo Tirso por ocasião da XXI Feira Nacional do Mel. Aproveite esta oportunidade para aprender com outros apicultores e melhorar as suas práticas apícolas.
SANIDADE APÍCOLA: UM OLHAR PARA OS PRODUTOS ORGÂNICOS
- Data: 16 de Novembro de 2024 (Sexta feira)
- Local: EPACSB (Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento em Santo Tirso)
- Horário: 09.30h às 12.30 – 14.30h às 17.30h
Formador: José Vicente – APILEGRE
José Vicente é apicultor profissional e dirigente associativo em Nisa (no Alto Alentejo) desde há mais de 40 anos. Desde que a sua exploração foi convertida ao Modo de Produção Biológico, que a utilização de ácidos orgânicos e óleos essenciais é essencial no combate à Varroose. A sua experiência advém da utilização destes produtos de forma continuada.
Formador: Magda Tavares – Associação dos Apicultores do Norte de Portugal
Magda Tavares é licenciada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Engenharia Zootécnica e Medicina Veterinária, com especialização em Apicultura. Apicultora e ligada ao setor desde a infância, é técnica apícola desde 2006, desempenhando essas funções na Associação dos Apicultores do Norte de Portugal desde 2018.
Objetivos e conteúdos:
Workshop de cariz essencialmente prático:
- Apresentação, preparação e aplicação dos medicamentos;
- Serão apresentados, todos os medicamentos de uso veterinário homologados atualmente em Portugal para combate à Varroose, cujo princípio ativo seja ácido oxálico, ácido fórmico e timol;
- Utilização de medicamentos de aplicação direta (embalagens prontas a utilizar);
- Utilização de medicamentos que requerem preparação prévia (e dosagem) antes da sua aplicação nas colónias;
- Cuidados a ter na manipulação, preparação e aplicação dos medicamentos;
- Equipamentos de proteção individual (EPI) necessários durante a manipulação, preparação e aplicação dos medicamentos.
- Aplicação em colmeias (sem abelhas) dos medicamentos, utilizando técnicas como o gotejamento e a sublimação, por exemplo. Será demonstrado como utilizar os medicamentos em colónias em vários estádios de desenvolvimento (ninho com alça, ninho com diversos níveis de desenvolvimento, ou seja, com 10, 8 e 6 quadros de abelhas e núcleo com 5 quadros) para todos compreenderem as dosagens de medicamento a utilizar em cada uma das situações.
Responses